No passado dia 20 de abril teve lugar a sessão que marcou o término dos 6 meses de mentoria dos 5 projetos vencedores do FoodLoop. Facultada pelo IES – Social Business School, a fase de mentoria foi personalizada e focada em cada um dos projetos vencedores, tendo apoiado no diagnóstico de necessidades, na definição de um roadmap de implementação e no desenvolvimento de modelos de negócio específicos.
Nesta sessão, foi também premiado o projeto "Simbiose Agricultura Indústria", promovido por António Ferreira, que irá agora usufruir de 6 meses de incubação na UPTEC e acesso direto à Escola de Start-ups UPTEC.
Termina assim a 1ª edição do FoodLoop, o concurso que permitiu conhecer, desenvolver e premiar projetos que contribuem para a mudança do sistema alimentar da cidade do Porto. Saiba mais aqui.
Na sequência do Bootcamp realizado em junho, os projetos participantes foram convidados a apresentar novos elementos para avaliação.
Com base nestes novos documentos, o júri procedeu à sua avaliação, que determinou a seleção de 5 projetos vencedores do FoodLoop. Estes projetos terão como prémio a participação num programa de Mentoria de 6 meses. Consulte aqui a lista de projetos selecionados.
Após processo de avaliação das candidaturas recebidas, o júri determinou a seleção de 19 candidaturas que irão agora para a fase de Bootcamp. Consulte aqui a lista de candidaturas selecionadas.
As atividades do Bootcamp irão decorrer em formato presencial, no Porto, no Auditório da UPTEC Asprela Polo I, nos dias 10 e 11 de junho, entre as 9h00 e as 19h00, e no dia 12 de junho de 2022, entre as 9h00 e as 13h00.
Nos últimos meses, o FoodLoop tem sido divulgado e dado a conhecer a todos os interessados, motivando-os para a necessidade de mudança do sistema alimentar da cidade do Porto. A dinâmica que tem sido criada por esta iniciativa levou a Câmara Municipal do Porto a prolongar o prazo de submissão de candidaturas até 29 de abril de 2022.
Até 20 ideias selecionadas participarão num bootcamp e as 5 melhores ideias terão acesso a um programa de mentoria. A participação no FoodLoop permitirá ainda a incubação na UPTEC de um dos 5 projetos distinguidos e entrada direta para a Escola de Startups da UPTEC.
Recentemente o Jornal Público deu destaque ao FooLoop.
À conversa com os jornalistas, antes da apresentação do projecto nas instalações da UPTEC, Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, referiu a importância do concurso para promover a inovação e encontrar novos modelos, ideias e projectos que incidam em toda a cadeia alimentar da cidade do Porto.
Pode consultar a notícia aqui.
Já agregamos um conjunto parceiros que connosco vão fazer o caminho rumo a um sistema alimentar mais sustentável. Caso queira associar-se entre em contato connosco para receber o press kit do FoodLoop.
Os mupies da Câmara Municipal do Porto foram usados para divulgar o concurso a todos os interessados.
O FoodLoop está a ser apresentado nas universidades do Porto. O objetivo destas sessões é dar a conhecer a iniciativa a todos os que se podem candidatar. Se estiveres interessado em receber-nos na tua universidade, contata-nos.
O site da Multynews divulgou recentemente a iniciativa da Câmara Municipal do Porto.
Vê aqui a notícia.