FoodLoop
O FoodLoop é um concurso que procura ideias e projetos que contribuam para a transformação do sistema alimentar e promovam a transição para a economia circular na cidade do Porto.

Os 5 objetivos principais do FoodLoop

Estimular a criação, desenvolvimento e crescimento de iniciativas inovadoras de Economia Circular de elevado potencial de impacto, promovendo a sua formação e implantação.
Promover a análise e implementação de práticas circulares em empresas, organismos públicos e organizações da sociedade civil.
Promover e criar colaborações entre iniciativas / entidades / empresas já existentes e os participantes do concurso, de maneira a dinamizar simbioses e cooperações mútuas de forma a desenvolver os participantes.
Dinamizar a prática de prevenção e redução de produção de resíduos,recuperação e reutilização de alimentos e reciclagem/compostagem de resíduos orgânicos e/ou alimentares.
Fortalecer a economia local e social e ambientalmente responsável e estimular a transição para um sistema alimentar saudável e sustentável.

As candidaturas são avaliadas por um júri diverso e experiente

Membros Efetivos

Doutorada em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa. É professora
associada da Universidade Nova de Lisboa, docente do Departamento de
Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigadora no
Centro Interdisciplinar de Ciências Socias (CICS.NOVA). Coordena o mestrado e o doutoramento em Ecologia Humana. Integrou a equipa do projeto PERDA sobre o desperdício alimentar em Portugal, Prémio Ideias
Verdes 2011.

Iva Pires

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Desperdício alimentar / Ecologia humana

Doutorado em Nutrição Humana, é Diretor da Faculdade de Ciências da
Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. É membro do Senado da U.Porto como representante dos docentes da instituição e Presidente da Comissão Técnica Especializada (Produtos Dietéticos, Nutrição e Alergias) da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE). É ainda Coordenador da Comissão Consultiva de Ética e Deontologia Profissional da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN) e desenvolve investigação na área da Nutrição e Saúde Pública.

Pedro Graça

Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

Nutrição / Alimentação saudável / Saúde Pública

Licenciada em Relações Internacionais, com especialização de mestrado em Global Environmental Governance. Integra a equipa do Programa
Gulbenkian para o Desenvolvimento Sustentável, onde gere projetos
relacionados com sistemas de produção e consumo sustentáveis, entre os quais o acompanhamento da “Food Initiative” da Fundação Ellen McArthur.
Trabalhou no BCSD Portugal (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável) onde integrou a equipa responsável pelo Roadmap para a Economia Circular do Porto.

Rosário Palha

Fundação Calouste Gulbenkian

Economia circular/ Desenvolvimento sustentável

Licenciada em Engenharia Alimentar pela Universidade Católica do Porto e possui MBA Gestão e Administração de Empresas. Foi docente no Instituto Superior de Ciências da Saúde e na Universidade Católica Portuguesa. Desempenhou funções como coordenadora do Núcleo Executivo do Conselho Local de Ação Social do Porto, foi membro do Conselho Diretivo do Centro de Inovação Social do Porto e Coordenadora Executiva da Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação Social da Fundação Porto Social. Atualmente é Diretora do Departamento Municipal de Coesão Social da Câmara Municipal do Porto.

Raquel Castello-Branco

Município do Porto

Coesão e Economia Social

Licenciado em Engenharia pela Faculdade de Engenharia da U.Porto e com especialização em “Green Futures? Ecology, Innovation and Society” pela Universidade de Aston. Ao longo dos últimos 20 anos esteve envolvido na
coordenação técnica de projetos e estudos para a tomada de decisão nas
diferentes áreas com incidências ambientais. É Diretor do Departamento Planeamento e Gestão Ambiental da Câmara Municipal do Porto.

Pedro Pombeiro

Município do Porto

Economia circular/ Planeamento e Gestão Ambiental

Membros Suplentes

Fundador e Diretor de Inovação na 2GO OUT Consulting. Licenciado em
Engenharia do Ambiente, Mestre em Gestão e Política Ambiental e
doutorando em Sistemas de Energia e Alterações Climáticas na Universidade de Aveiro. É também Presidente da Associação Portuguesa de
Engenharia do Ambiente desde 2016. Conta com uma longa experiência em
gestão de projetos, economia circular, eficiência energética e sistemas de
gestão de energia.

Pedro Santos

2GO OUT Consulting

Inovação/ Empreendedorismo

Presidente da Direção e o Diretor Executivo do IES-Social Business School, é fundador e antigo Presidente da Direção da Rede Nacional de Líderes da
Sociedade Civil – e da Rede Europeia de Líderes da Sociedade Civil. Trabalhou como investigador no INSEAD e na Universidade Católica Portuguesa. Foi ainda Diretor Executivo da UDIPSS-PORTO (União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Porto) e é autor de diversas publicações. É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa.

Carlos Azevedo

IES Social Business School

Inovação e impacto social / BootCamp

As oportunidades para os participantes

O caroço da tua fruta pode ser 
o início de um pomar na cidade

Candidata-te e poderás ter acesso a:

- Participação num Bootcamp para as 20 ideias/projetos 
- Mentoria especializada de 6 meses para as 5 melhores ideias/projetos 

Após participação no FoodLoop, a UPTEC irá selecionar um dos projetos distinguidos ao qual será dada a oportunidade de incubação em formato virtual ou coworking durante 6 meses, bem como a entrada direta na Escola de Startups da UPTEC.

Todas as ideias candidatas que não forem premiadas serão encaminhadas para o Centro de Inovação Social do Porto (CIS Porto) onde poderão ter acesso a acompanhamento e orientação pela equipa do CIS Porto, candidatar-se ao programa de Mentoria, à Bolsa de Consultores e a iniciativas futuras.

O FoodLoop é uma das ações implementadas no Porto no âmbito do projeto CityLoops, que tem como objetivo aumentar a circularidade dos fluxos de materiais em áreas urbanas. No Porto, o foco é a prevenção do desperdício de alimentos e a valorização dos resíduos orgânicos.

O FoodLoop contribuirá para que o Porto seja uma cidade circular até 2030, ao mesmo tempo que procura soluções integradas para os problemas sociais, ambientais e económicos associados ao sistema alimentar.

As parcerias do FoodLoop

Parceiros CityLoops
2GO OUT Consulting Lipor Porto Ambiente
Parceiros na organização
3drivers ies
Parceiros de divulgação
Uptec Aphort Inesctec BCSD Portugal Alimentar cidades sustentáveis Smart waste Portugal Circular Economy Portugal Casa do Impacto - SCML Centro de Inovação Social do Porto